quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Respostas curtas, apresentação, algo de contrações e preposições e pronomes possessivos.

Perguntas e Respostas Curtas:

·          -  O que você quer?                                                                      - Nada.
·         -  Onde estão as chaves?                                                               - Na gaveta.
·         -   Quem é aquele homem?                                                            - Roberto, meu irmão.
·         - Como você veio?                                                                        - De táxi.
·         -  Quando você vai ao rio?                                                             - Amanhã.
·         -  Por que você não vai à praia?                                                     - Porque tenho que trabalhar.
·         -  Qual blusa você quer, a azul ou a verde?                                    - A azul.
·        -   Quanto custa este computador?                                                   - Dois mil.
·         -  Quanta água você quer?                                                               - Só um pouco.
·         -  Quantos alunos vieram hoje?                                                       - Quinze.
              
 Raramente se usa “Sim” na resposta afirmativa.
     -   Você quer sair?                         Afirmativa: - Quero.
                                                           Negativa: - Não, não quero.   
       - Vocês podem esperar?              Afirmativa: - Podemos. 
                                                            Negativa: - Não, não podemos.


Apresentação pessoal: 

Expressões para usar quando nos apresentamos :
·  

Eu sou
·         Gerente de produtos
·         Agente de Turismo
·         Marqueteiro
·         Relações públicas
·         Diretor financeiro
·         Advogado
·         Gerente de vendas
·         Gerente de produção
·         Recepcionista
·         Telefonista
·         Assistente da diretoria
·         Operador turístico

Sou
·         O encarregado de compras
·         O diretor de ...
·         A chefe de pessoal de ...
·         Encarregado da área de ..
·         Responsável pelo departamento de
·         Responsável pela área de ...
·         Do Brasil
·         Da Argentina

Eu trabalho
·         No atendimento ao cliente
·         Na área de ...
·         No departamento de Recursos Humanos.
·         Na agência ...
·         Na Administração
·         Na Arcor
·         Na Fiat
·         No Banco Francês
·         Para a Varig

Moro/trabalho/nasci
·         No Brasil
·         Na Argentina
·         Em Buenos Aires.
·         Na rua
·         No bairro


Estudo
·         No institututo de idiomas
·         Na Fundação Barceló
·         Na Universidade Católica



Gosto
·         De passear
·         De jogar bola
·         De ir ao cinema
·         De escutar música
·         Da música brasileira
·         Do Brasil
·         Do povo brasileiro


Saiba como exprimir os dados pessoais!

Atividades de preparação:
1.     Leia a presentação feita por João Magalhães da Silva em uma reunião com a sua nova equipe. Marque os dados sobre ele que encontrar no texto.

Boa Tarde! Eu gostaria de me apresentar antes de começar a reunião. Eu me chamo João Magalhães da Silva. Tenho 58 anos e faz 18 anos que tenho esta agência em São Paulo. Estudei Recursos Turísticos no Senac e acabei Administração de Empresas na Universidade de São Paulo em 1975, mas nasci em Portugal. Trabalho aqui e, além disso, dedico-me a consultoria uma vez por semana, por isso moro em São Paulo, mas viajo muito. Passei por muitas agências antes de abrir a minha. Falo vários idiomas e uma coisa sempre me preocupa: os últimos acontecimentos na área de turismo.
Minha mulher e meus três filhos gostan de ir ao clube nos fins de semana e aproveito para fazer meu esporte favorito: jogar futebol.

2.       Leia o texto acima cuidadosamente em voz alta, praticando a pronúncia.



Bom dia! Sou João Ribeiro e tenho 30 anos. Sou brasileiro, mas moro em Santo Tomé porque fui contratado pela Mercovía. Trabalho no Departamento de Relações Públicas da Empresa. Estudei Administração de Recursos Humanos, Relações Públicas e falo vários idiomas. Formei-me na Universidade  Vale dos Sinos de São Leopoldo e já  trabalhei em varias empresas internacionais. Sou casado com uma argentina e temos um filho de dois anos. Gosto muito do meu bairro e da minha casa onde passo a maior parte do meu tempo livre.

Exercicio a resolver

1.     Faça uma apresentação de si mesmo

2.     Agora faça de conta que está em uma reunião com os acionistas de sua empresa e é a primeira vez que o seu chefe vai com você e deve apresentá-lo. Abaixo você encontra as informações sobre ele:

Nome
Marcos Bellini
Idade
42
Lugar de nascimento
Buenos Aires – Argentina
Família
Casado – dois filhos
Formação
Administração de empresas 1975- UBA
Cargo
Vice-Presidente dos Supermercados “Jô”
Empresas anteriores
Hipermercados “COTO”, Banco de “La Ciudad”



Exercícios para completar:

1) Preencha com artigos, contrações e/ou com preposições:
Leonardo Machado Almeida, 36 anos, é............. gerente......... logística.....companhia Vale do Rio Doce.........Belo Horizonte. Antes passou...........departamento ......... finanças........ grupo Tora Trasporte. Ele Gosta .........áreas mais complicadas ......... empresa!
Antônio Silveira Gonçalves, passou ............ diretoria ........... empresa Antônio filho e agora está .......... TDK Publicidades, onde é responsável ........... bom andamento  ........... empresa. Filho ........ nordestinos, nasceu ...........São Paulo, mas mora ......... Curitiba. Estudou ........... USP, ............ das mais conceituadas universidades de publicidade e marketing.

2) Escolha para cada balão o possessivo correto: (meu, minha, meus ou minhas)



 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário